Viagens com recém nascidos: cuidados que você deve tomar
Viajar de carro com o bebês recém-nascidos pode parecer um desafio para papais e mamães. A rotina diária muda completamente com a chegada de um bebê e isso pode fazer com que alguns pais de primeira viagem evitem sair de casa ou fazer viagens a longas distâncias.
Mas isso é completamente compreensível visto que as necessidades de uma criança exigem muito cuidado e atenção. No entanto, isso não significa que a família precisa parar de fazer passeios.
Uma aventura assim demanda dos pais apenas uma dose extra de planejamento e atenção. Pensando nisso, nesse artigo vamos falar sobre alguns cuidados ao viajar de carro com o bebê. Confira!
Não se esqueça da cadeirinha
A cadeirinha é o item mais importante que os pais devem se preocupar ao planejar uma viagem com seus pequenos, ela é uma obrigação constante na legislação de trânsito brasileira.
A Lei de Trânsito Brasileira determina que crianças com até 12 meses devem ser transportadas no bebê conforto e de um a quatro anos, devem viajar em cadeirinhas.
Recomenda-se o uso de proteção para o pescoço e o ajuste do bebê-conforto em uma inclinação de 45 graus para evitar lesões e engasgos (caso o bebê vomite ou passe mal).
Além disso, é de extrema importância se assegurar que o bebê conforto possui o selo do Inmetro (isso garante que ela foi devidamente testada e trará segurança para o seu filho).
Ao colocar o bebê conforto, siga as recomendações de instalação do fabricante a fim de posicionar corretamente o equipamento e garantir a segurança do seu bebê.
Cheque a temperatura do ar-condicionado
O ideal é que o ar-condicionado fique entre 23 ºC e 25 ºC. Esse mecanismo pode ser um importante aliado para deixar o bebê mais calmo e confortável durante o trajeto.
Certifique-se que todos os dispositivos de segurança estão em boas condições
Antes de partir, cheque as travas de segurança das portas traseiras ( por dentro do veículo). Isso evita a abertura acidental da porta com o carro em movimento.
Viaje em horários estratégicos
Opte por viajar de dia pois as crianças sentem-se mais confortáveis durante esse período. Outra dica é colocar uma trilha sonora, isso deixa as crianças mais calmas e disfarçam ruídos causados pela pressão atmosférica, que pode gerar incômodo nos ouvidos.
Faça paradas regulares
Programe-se e realize paradas regularmente, o ideal é que seja a cada duas horas, essa é uma excelente estratégia para tornar a viagem menos cansativa para eles.
Agora que você já sabe dessas dicas, é só programar uma viagem tranquila e confortável para seu pequeno e para mais conteúdos como esse, é só acompanhar o nosso blog !
Veja também: