Infrações de trânsito: O que você precisa saber
Multas são uma dor de cabeça para qualquer motorista, elas podem ser aplicadas via guardas ou radares eletrônicos. Por isso, conhecer a legislação de trânsito e respeitá-la torna a circulação de veículos mais segura e poupa problemas ao condutor.
Para evitar multas e diminuir o risco de acidentes é preciso que você esteja ciente das leis e evite certos hábitos que são considerados fatores de risco no trânsito.
Quais são os tipos de infrações no trânsito?
No Brasil existem quatro tipos de infrações: leves, médias, graves e gravíssimas.
Penalidades o condutor pode sofrer com as multas
As punições podem ser: advertência por escrito, multa, suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), cassação da permissão para dirigir ou curso de reciclagem.
As suspensões, a cassação e o curso de reciclagem são punições aplicadas em casos específicos, já as multas são utilizadas em todos os casos.
A cada infração pontos são computados na CNH do condutor.
Pontuação computada
Multas gravíssimas: sete pontos
Multas graves: cinco pontos
Multas médias: quatro pontos
Multas leves: três pontos
Se o condutor acumular 20 pontos ou mais no período de 12 meses ele tem sua CNH suspensa. Caso tenha a carteira suspensa, o motorista pode ficar entre seis meses e um ano sem autorização para dirigir.
Quais são as multas mais frequentes?
As multas por excesso de velocidade e por estacionar irregularmente estão entre as mais aplicadas aos condutores.
Evite problemas
O melhor jeito de evitar muitas e problemas com sua CNH é conhecer e respeitar as leis de trânsito. As punições existem como forma de evitar que o condutor cometa a infração novamente.
Respeitando a legislação você evita multas e torna o trânsito mais seguro para motoristas, pedestres e ciclistas.