Imbituva: conheça a cidade referência na produção de malhas
Localizada no estado do Paraná, a pequena cidade de Imbituva é famosa por sua produção têxtil de qualidade. A cidade possui uma média estimada pelo IBGE de 30.359 habitantes e recebe centenas de visitantes todos os anos, que vão em busca das melhores malhas e acessórios para o inverno, tanto para consumo próprio, quanto para revenda.
Veja ainda: Como viajar com crianças pequenas de forma tranquila
Se você é apaixonado por viagens, ama o contato com a natureza e adora fazer compras, o município precisa entrar em sua lista de próximos destinos.
Cultura da cidade
Os aspectos culturais de Imbituva englobam basicamente as culturas alemã, italiana e negra, sendo esta última a que mais se destaca, por meio da prática da capoeira, muito comum em toda a cidade.
A FEMALI
A Femali, Feira de Malhas de Imbituva já passou de sua 35ª edição. O tradicional evento é considerado o maior da moda tricot de todo o estado e arredores.
O sucesso da Feira expandiu ao longo dos últimos anos e teve sua edição entre os meses de abril e maio deste ano. O público e estimativa de vendas também cresce a cada ano. Nesta última edição realizada, o número de visitantes passou o marco de 60 mil pessoas.
Consumidores vêm geralmente das regiões de Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e do próprio estado do Paraná.
O que traz lojistas e consumidores finais a feira, são as grandes tendências e lançamentos apresentados ano a ano. Com peças jovens, modernas e exclusivas, a feira conquista cada vez mais espectadores que contam com condições especiais em compras no atacado, além dos ótimos e acessíveis preços para varejistas.
Veja ainda: Quais são os itens que necessitam de maior cuidado na revisão do seu veículo
Os visitantes da Feira de Malhas aproveitam para conhecer e levar outros produtos da cidade, como vinhos, bolachas artesanais e carnes produzidas na região. Esses itens também movimentam a economia da cidade e agradam a visita dos turistas que tem sempre um excelente motivo para voltar no ano seguinte.
Turismo na Região
Além da feira e demais produtos coloniais típicos do comércio local, é possível apreciar e conhecer alguns pontos turísticos da pequena cidade e arredores.
Um deles é a praça central de Imbituva, bastante arborizada com diversas espécies de plantas, ela compõe o lindo cenário onde está localizada a Igreja Matriz, que é o grande destaque regional. Com um belo e antigo design arquitetônico (principalmente em sua fachada), a capela encanta devotos e visitantes.
Na lateral da construção, é possível encontrar um belo jardim, onde está localizada uma imagem do Santo Antônio em um pedestal. Os vitrais, altar e design do teto também são outra atração que devem ser conferidos em sua passagem pela cidade.
Veja também: Dicas para transportar o pet corretamente em seu veículo
É possível encontrar o monumento, que já ultrapassa seus 50 anos, na parte alta da cidade. Na dúvida, basta perguntar a qualquer morador que estiver de passagem, que cordialmente você receberá a informação que o guiará até o local.
Cachoeira do Moinho
Localizada onde foi construído o primeiro moinho do município de Imbituva do qual Guamiranga fazia parte até o ano de 1997, a cachoeira se destaca por sua beleza. Hoje, no moinho, funciona uma marcenaria onde são confeccionados móveis de madeira. A arquitetura do ambiente é toda original, o que remete a um retorno da história vivida ali.
Cachoeira do Sítio boa Esperança
Localizada no município de Guamiranga, é um ponto popular de encontro dos amantes da natureza da região aos finais de semana. Possui área para banho, além de uma gruta para apreciação.
Cachoeira do Toni
Na localidade de Boa Vista, a Cachoeira do Toni possui 15 metros de altura, contendo pouco volume de água.
Sem dúvida nenhuma, a riqueza do local se deve a bela combinação entre a água e a paisagem preservada no local.
Parque Aquático e de Exposições
Com área total de 79.000m², fazem parte do parque o Pavilhão de Exposições João Wasilewski, contendo uma mini estação ferroviária, com um trenzinho que circula pelo parque. Além disso, há canchas cobertas, mini zoológico, pista de cooper, de ciclismo, playground e churrasqueiras.
O Parque apresenta uma excelente opção para quem deseja viajar em família. O Parque está localizado em Irati, na rua Adão Panka e o horário de atendimento é, diariamente das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.
Caverna do Canhadão
A caverna do Canhadão está localizada na propriedade de Belarmino Camilo. Para chegar à caverna, é necessário percorrer a distância de 1 km pela mata.
A caverna possui 48m de largura e 52m de comprimento. Uma obra da natureza que com certeza vale a pena ser explorada. Para visitas basta entrar em contato com a equipe responsável pelo local, através do telefone (42) 3422-2332.
Serra da Esperança
A Serra da Esperança divide o Segundo e Terceiro Planalto Paranaense, sendo que separa a Costa Oeste Iratiense com o município de Inácio Martins.
De acordo com o Decreto Estadual nº 9905 de 27 de janeiro de 1992, a Serra da Esperança faz parte da APA (Área de Preservação Ambiental). Caracterizada por ser uma região bastante montanhosa, é também rica em nascentes formadoras pelos rios que abastecem as cidades próximas.
E mais: 7 destinos imperdíveis para conhecer em suas próximas road trips
Na região, está localizado o Morro da Ordenança, que apresenta 950 m de altura, além do Cerro de Nhá Cota, com 1.024m. Na serra, é possível visitar as principais cachoeiras da região e uma diversidade de aves como: papagaios, harpias, gaviões, entre outros.
O Posto Chicão, localizado na Av. Centenário, n° 580, oferece no município de Imbituva, qualidade em todos os serviços prestados, desde o abastecimento de seu veículo e troca de óleo, a uma completa loja de conveniências.
Ao visitar as belezas da região de Imbituva e feira FEMALI, lembre-se de passar no Posto Chicão e garantir o melhor atendimento para que a sua viagem se torne uma experiência completa.