Gasolina aditivada: será que vale a pena o investimento?
Sem dúvida alguma, um dos combustíveis mais populares, utilizado pela maioria das pessoas, é a gasolina. Ela é tema de muitas discussões entre os amantes de carro e manchetes de jornais sobre a variação do seu preço. No entanto, ainda há muitas dúvidas no momento de abastecer os automóveis com a opção. Qual a melhor escolha: gasolina aditivada ou comum?
Você sabe quais as principais diferenças entre as duas e se realmente há benefícios em pagar um pouco mais cara pela segunda? Tire essas e outras dúvidas no post de hoje.
Boa leitura!
Afinal, qual é a diferença entre elas?
Antes de mais nada, adiantamos que os dois tipos são bons e que a melhor escolha depende de alguns fatores. A gasolina é uma substância originária do petróleo e a sua combustão, como é de se esperar, deixa resíduos nas válvulas de admissão dos motores dos automóveis.
Como o nome sugere, a gasolina aditivada possui em sua composição alguns aditivos (dispersantes e detergentes). Você deve estar se perguntando o que isso significa. Essas substâncias têm a função de limpar os resíduos acumulados no motor, resultados da combustão.
Isso também é benéfico para o meio ambiente, já que com as válvulas limpas, o automóvel libera menos gases poluentes no ar.
Uma curiosidade é que a opção aditivada, normalmente, vem em uma cor esverdeada, enquanto a comum é amarelada.
Então, se você não utilizar gasolina aditivada o carro irá estragar?
Não necessariamente. Você não precisa abastecer todas as vezes com gasolina aditivada. Especialistas no assunto recomendam utilizá-la a cada 4 tanques abastecidos. Dessa maneira, haverá uma limpeza das válvulas do motor e o automóvel terá uma melhor performance.
Muitos também questionam se tem problema misturar os dois tipos de gasolina. Não há impedimentos para isso, no entanto, não é possível garantir que as substâncias da gasolina aditivada terão a função cumprida.
Mitos e verdades sobre a gasolina aditivada
- Gasolina aditivada vicia o motor: mito. A maioria dos carros é alimentada com o sistema de injeção eletrônica. Graças a isso, o motor se adapta a diversos tipos de combustíveis e, portanto, não vai “viciar” com a gasolina aditivada.
- Reduz gastos de manutenção: verdade. Uns dos principais fatores que podem levar à necessidade de manutenção do motor são os resíduos. Como a gasolina aditivada já realiza essa limpeza, é muito mais difícil ocorrer um desgaste. Consequentemente, você não precisa gastar com manutenção.
- O rendimento do combustível é maior: mito. Tanto a aditivada quanto a comum rendem a mesma quantidade.
Em resumo, vale a pena?
Não podemos afirmar sobre o desempenho do seu carro, pois isso depende de fatores externos ao combustível, no entanto, você pôde perceber que algumas economias podem ser feitas ao utilizar a aditivada.
O mais recomendado é colocar tudo na ponta do lápis. Quanto você gastaria com manutenção? E abastecendo com gasolina aditivada todas as vezes?
Se não pretende ter esse gasto, a melhor sugestão é que, periodicamente, encha o tanque com gasolina aditivada, para realizar essa limpeza no motor.
Quando a gasolina é de qualidade, contudo, raramente terá problemas no motor relacionados ao combustível. Por isso, você pode contar com o Posto Chicão. Trabalhamos apenas com os melhores produtos, pode confiar!
Leia também: