![Cuide do seu limpador de parabrisa](https://backup.postochicao.com.br/wp-content/uploads/2019/05/image1-848x450.png)
Cuide do seu limpador de parabrisa
É comum estarmos atentos a saúde de elementos que influenciam diretamente no funcionamento do carro, como motor ou sistema de freios. Mas é importante lembrar que existem outras peças que também devem receber a atenção do condutor, como o limpador de parabrisa.
Segundo as normas brasileiras de trânsito, os limpadores são considerados itens de segurança do veículo. Por isso é indispensável mantê-lo funcionando corretamente, afinal, ele garante que o motorista tenha boa visibilidade na estrada durante chuvas, sejam elas fracas ou intensas e também auxilia na remoção de detritos no vidro que possam vir a atrapalhar o condutor.
Durante chuvas, independentemente de sua intensidade, o condutor deve sempre fazer o uso dos limpadores dianteiros e traseiros (caso o modelo do veículo possua) e ajustá-los de acordo com a necessidade do momento, atentando-se a velocidade que este está sendo utilizado. Em chuvas intensas, a velocidade mais alta deve ser utilizada.Já em chuvas leves ou garoas, a velocidade baixa já é o suficiente para garantir que nada atrapalhe a visão do motorista.
Palhetas do limpador de parabrisa
A palheta é a parte emborrachada do limpador. Quando esta peça sofre desgaste, o funcionamento do conjunto fica comprometido, podendo causar danos ao motor que faz o limpador funcionar, além de afetar na eficiência da limpeza. Porém, mantendo uma regularidade na manutenção, é possível manter o dispositivo em bom estado.
Recomenda-se que a troca das palhetas seja feita anualmente ou de acordo com a utilização do veículo. Um carro que passa longos períodos exposto ao sol, tende a precisar de manutenção mais frequente.
É possível saber quando a troca é necessária observando os sinais que as palhetas apresentam. A troca deve ser feita assim que o condutor perceber que a borracha está apresentando rachaduras, ressecamento, falhas na limpeza ou produção de ruídos. Porém, o ideal é fazer a troca das palhetas antes que elas atinjam um estado crítico.