Cachoeiras: 3 opções incríveis para você conhecer no Paraná
Uma das suas resoluções de ano novo foi ter mais contato com a natureza? Ou você já é, naturalmente, uma pessoa que ama aventura e conhecer lugares novos? Seja como for, certamente, precisa conhecer as cachoeiras paranaenses.
Marcadas por paisagens paradisíacas, as cachoeiras do Paraná são perfeitas para quem quer relaxar, mas também está pronto para uma dose de aventura.
Por isso, neste post, separamos 3 cachoeiras incríveis para você conhecer e, claro, se refrescar durante a estação. Continue a leitura para saber mais!
Salto São Francisco
Inegavelmente, não havia outra cachoeira para iniciar essa lista. Localizado em Prudentópolis, o Salto São Francisco é um dos maiores do Brasil, com 196 metros. Definitivamente, é a maior da região Sul do país.
Apesar de não ser possível banhar-se nas águas da cachoeira, a paisagem é admirável. E é claro que para chegar até lá você precisa enfrentar um pouco de aventura – mas, nada muito radical. O local é demarcado com trilhas e a entrada é gratuita.
Cachoeiras Chicão I e II
Sim, é isso mesmo, são duas! No entanto, apesar de ficarem no mesmo rio, são cachoeiras distintas, inclusive, visualmente falando.
Elas estão localizadas em Faxinal, no norte do Paraná. A cidade, inclusive, possui mais de 80 cachoeiras e é o destino perfeito para quem ama este tipo de passeio.
Mas, continuemos a falar sobre as quedas d’água. A Chicão I tem, aproximadamente, 20 metros de altura. Apesar de ser uma cachoeira mais baixa, ainda é belíssima, marcada por um paredão de rochas de 40 m de largura.
Enquanto isso, a Chicão II se assemelha muito a uma praia, já que possui uma faixa de areia no começo. Além disso, é perfeita para se banhar e até mesmo fazer um piquenique com os amigos e familiares.
Vale lembrar, contudo, que não é recomendado nadar muito próximo à queda, já que tem uma enorme profundidade.
Buraco do Padre
Localizado em Ponta Grossa, o Buraco do Padre é uma espécie de furna e possui uma queda d’água de aproximadamente 30 metros. Segundo a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, “trata-se de uma espécie de anfiteatro subterrâneo”.
Sendo assim, é um lugar indescritível, já que do lago formado pela queda é possível avistar a abertura no topo, da qual desagua a queda. A luz que entra no local é mágica e, sem dúvida, vale a pena conhecer.
É importante ressaltar que a trilha para chegar até lá é muito tranquila também, com apenas 880 metros de caminhada, sobre passarelas que tornam o acesso mais fácil ainda.
Para entrar no local é preciso pagar uma taxa de 30 reais.
Opções de cachoeiras não faltam
Neste post, apresentamos apenas 3 opções maravilhosas, mas isso com certeza não representa todo o Paraná. O estado é repleto de destinos para todos os gostos e, portanto, vale a pena conhecer aqueles que mais lhe agrada.
O que achou das nossas sugestões? Já conhece algumas destas cachoeiras? Conte nos comentários abaixo, por nós do Posto Chicão adoraríamos saber!
Leia também:
5 destinos no Paraná para curtir um pedacinho da Europa
Conheça as melhores e mais belas praias da região Sul do Brasil