Bancos de couro: quais cuidados você precisa ter
Já se foi a época que bancos de couro eram opcionais exclusivos a carros de luxo. Hoje em dia, até mesmo carros populares já vêm com esse diferencial. Inclusive, como era de se esperar, isso agrega muito valor ao modelo e deixa de ser, para muitos, apenas um detalhe.
Mas, de nada adianta um carro com banco de couro se esse não for bem preservado, não é mesmo? Sendo assim, são necessários alguns cuidados para mantê-los novinhos em folha, sem marcas do tempo.
Neste post, separamos algumas dicas sobre o assunto. Boa leitura!
Mantenha seus bancos de couro hidratados
Parece engraçado quando você lê isso em um primeiro momento, no entanto, esse é um dos principais cuidados que deve haver. É um equívoco pensar que, só pelo fato de o couro ser um material mais resistente, ele não precisa de atenção e manutenção.
Mas, como hidratar o banco então? Simples: com creme. Algumas pessoas, pela falta de tempo ou dinheiro, aplicam hidratante corporal. Isso, no entanto, não é o mais indicado – ainda que quebre um galho.
O recomendado é levar o veículo até um local especializado, que utilizará produtos profissionais e para essa finalidade, apenas. Todo o processo dura, em média, 45 minutos e se ao final do tempo houver excesso de produto, ele deve ser removido.
Essa ação deve ser feita a cada dois meses, aproximadamente. Contudo, isso vai depender de muitas variáveis. Se houver a presença frequente de crianças, por exemplo, ou pessoas comendo e bebendo sobre o banco, pode haver a necessidade de diminuir o período de tempo entre uma hidratação e outra.
Fique atento com a exposição ao sol
Sabemos que é impossível evitar que o veículo se exponha ao sol. No entanto, sempre que possível, estacione em locais que não tenham tanta incidência direta do sol ou calor.
Em resumo, o sol resseca o couro e, consequentemente, o material perde o brilho e fica mais suscetível a rachaduras e rasgos. Para evitar esses desgastes, tenha cuidado nesse aspecto. A hidratação, que citamos anteriormente, pode auxiliar nesses casos, porém, não resolve o problema para sempre.
Quanto ao calor, o resultado é o mesmo. A durabilidade do banco torna-se menor e as consequências podem vir antes do esperado. Quanto mais arejado no interior do veículo melhor – e o ar condicionado, nesse caso, não tem um papel positivo, já que também provoca o ressecamento.
Cuide diariamente dos bancos de couro
Os pequenos detalhes também fazem toda a diferença. Isso não quer dizer que você não precisa se mexer no banco, mas é preciso ter uma atenção especial quanto a bebidas e comidas consumidas no interior do carro.
Se algo cair no banco, é recomendado que limpe o quanto antes possível. Esse cuidado serve também para carros que levam animais de estimação ou crianças.
Um ótimo produto para essa limpeza é o bicarbonato de sódio. Ele não só limpa o local atingido, como ainda remove qualquer odor que possa ficar no interior do carro.
Além disso, outro modo muito eficaz de limpar os bancos de couro é com sabão neutro e esponja (dessas de cozinha mesmo). Misture o sabão com água e aplique, com o auxílio da esponja, delicadamente, no banco. Retire o excesso com um pano limpo e seco.
O que achou das dicas?
Conhece algum outro cuidado que não foi citado no post? Então deixe nos comentários, pois nós do Posto Chicão adoraríamos saber!
Aproveite e compartilhe esse texto nas redes sociais. Dessa forma, seus amigos e familiares também saberão como cuidar dos bancos de couro.
Leia também: