Ar-condicionado automotivo: dicas de cuidados
O ar-condicionado é um equipamento quase indispensável em um país quente como o Brasil. Além de regular a temperatura em dias mais quentes, também serve para impedir que os vidros do carro fiquem embaçados em dias de chuva.
O uso do ar-condicionado requer alguns cuidados, caso contrário pode atrapalhar o bom funcionamento do equipamento. Porém, algumas pessoas não sabem sobre alguns cuidados básicos desse equipamento.
Pensando nisso, nesse artigo vamos tirar algumas dúvidas sobre o uso do ar-condicionado!
LIGUE O AR-CONDICIONADO FREQUENTEMENTE
Para o bom funcionamento desse equipamento, é necessário mantê-lo sempre ativo e funcionando regularmente. Recomendamos que o motorista ative o ar-condicionado pelo menos 10 minutos por semana, mesmo em dias frios.
FAÇA A HIGIENIZAÇÃO DO APARELHO
É recomendado que ocorra a higienização do aparelho todos os anos, isso evita problemas de mau cheiro e a higienização pode ser feita com spray, aplicado nos filtros e saídas de ventilação.
TROQUE O FILTRO DE AR
O filtro do ar-condicionado é responsável por impedir a entrada de resíduos e odores dentro do sistema e fazer com que eles fiquem do lado de fora para não comprometer o bom funcionamento do aparelho. Além disso,se estiver com muita sujeira no filtro pode acarretar em eventuais problemas respiratórios para os ocupantes do veículo.
NÃO FUME COM O AR-CONDICIONADO LIGADO
A fumaça do cigarro degrada os filtros do sistema de maneira acelerada, causando perda de eficiência do conjunto, além de fazer com que a possibilidade de contaminação por fungos e bactérias aumente.
NÃO DÊ PARTIDA COM O APARELHO LIGADO
Para o ar-condicionado funcionar é necessário que a bateria também esteja com bom funcionando. Recomendamos que, ao dar partida, o ar-condicionado esteja desligado para manter a vida útil da bateria do veículo.
Nos meses mais quentes, é importante manter esses cuidados para o bom funcionamento do ar-condicionado e também garantir um mais conforto para todos os ocupantes do veículo.
Gostou desse artigo? Então acompanhe o nosso blog para mais conteúdos como esse!
Veja também: