3 cuidados ao dirigir com chuva ou neblina

25 dez
3 cuidados ao dirigir com chuva ou neblina. Foto/Reprodução: Kaique Rocha no Pexels

3 cuidados ao dirigir com chuva ou neblina

Até mesmo os melhores motoristas sentem-se de alguma forma aflitos quando precisam pegar a estrada com chuva ou neblina. Isso é mais do que normal, já que a visão fica comprometida e a atenção precisa ser redobrada no volante.

Sendo assim, preparamos este post para falar um pouco mais sobre os cuidados que devem ser tomados para dirigir com chuva ou neblina. Dessa forma, você irá garantir não somente a sua segurança, mas a dos outros veículos também.

Continue a leitura e descubra!

Mantenha a velocidade reduzida com chuva ou neblina

Talvez essa sugestão seja óbvia, mas sempre é bom lembrar. Com chuva, principalmente, a pista fica mais escorregadia devido à água. Consequentemente, o contato do pneu com a estrada é menor, bem como o atrito.

Além disso, há a possibilidade de ocorrer aquaplanagem (ou lençol de água, como é conhecida popularmente). Esse fenômeno acontece quando o carro passa sobre uma fina camada de água e, devido a isso, os pneus não entram em contato com o solo.

Basicamente, ele é “levado” pela água. Desse modo, é mais fácil perder o controle do carro na pista e as chances de ocorrerem acidentes também são maiores. Portanto, a melhor opção é manter a velocidade reduzida – mesmo vale para casos de neblina. 

Tenha cuidado e estabeleça uma boa distância dos outros veículos

Essa é uma dica que pode ser seguida em todos os momentos na estrada, não apenas com chuva ou neblina.

Não há nada pior do que aquele carro que anda colado em você na estrada e parece ficar forçando passagem, não é mesmo? Então, não seja essa pessoa. Lembre-se que com chuva ou neblina os riscos de acidentes são maiores e tanto você quanto a pessoa do outro carro podem se ferir.

 

3 cuidados ao dirigir com chuva ou neblina. Foto/Reprodução: c1a1p1c1o1m1 no iStock

 

Além disso, mantenha a atenção redobrada. Fique atento a barulhos ou qualquer sinal fora do comum no trajeto. Para isso, vale diminuir o volume do rádio (ou desligá-lo) e até mesmo abrir um pouco o vidro, para ouvir os sons ambientes. 

Nada de farol alto

Um erro que muitos motoristas cometem é pensar que, como a visibilidade é baixa durante a chuva ou neblina, precisam andar com o farol alto. Na verdade, é exatamente o contrário.

A neblina, por exemplo, dispersa a luz do farol e, consequentemente, a visibilidade fica ainda mais dificultada na estrada. A luz baixa, por sua vez, ilumina melhor o trajeto.

Alguns carros, ainda, possuem luz de neblina, que nada mais é do que um farol vermelho (tanto na parte traseira quanto dianteira) que sinaliza seu veículo para os outros na pista. Ela é muito útil para evitar que um automóvel passe despercebido. 

E você, conhece mais algum cuidado que deve ser tomado na chuva ou neblina?

Deixe nos comentários abaixo a sua opinião sobre o assunto e conte-nos se você toma algum outro cuidado que não citamos no post.

Aproveite e compartilhe este texto nas suas redes sociais! Dessa forma, seus amigos e familiares também poderão garantir a segurança deles.

 

Leia também:

Acidente de carro em rodovia federal: saiba como agir

Cuide do seu limpador de para-brisa

Escreva um comentário